Quem somos


O que é a Rede


É um conjunto de entidades, grupos, Igrejas e pessoas dispostas a assumir juntas/0s os destinos de Ribeirão das Neves e participar na construção coletiva do que é melhor para seu povo.

A Rede se caracteriza por ser apartidária, ecumênica, de interesse coletivo, buscando uma atuação efetiva para realizar atividades de conscientização e auto-estima dos moradores nevenses com a finalidade de transformar nossa cidade num só coração.

Como nasceu a rede social:



■Em 26 de março do ano vigente (2008) a Dimensão da Inserção Social das Paróquias N.Sra das Vitórias e Santo Antônio, bem como da Paróquia N.Sra do Rosário, foi convidada pela Pastoral Carcerária, a participar de uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa em Belo Horizonte para discutir a construção de mais presídios em Ribeirão das Neves.


■Trata-se de uma construção de mais um complexo presidiário para nossa cidade, com vagas para mais três mil detentos (3.000) sob o controle do modelo da PPP ( Parceria Público Privada) na qual o governo abre espaço para a iniciativa privada e a concorrência internacional, com concessão por 27 anos com possível prorrogação. Inspira-se no modelo norte americano, sociedade na qual a cada 100 (cem) adultos, um (01) está atrás das grades. Esse projeto do governo de Minas Gerais transforma a violência pública em produto de mercado, pois o preço médio de um preso hoje é em torno de R$1.200,00. A empresa privada receberia os valores a cada mês correspondente a um número "X" de presos. Seria interessante para uma empresa que se sustenta com o lucro reduzir o número de presos e diminuir suas faturas? E qual seria a independência dos profissionais (jurídica, psicológica, médica, social) nos laudos em função dos lucros destinados à concessionária? Esse é um sistema prisional falido que não recupera o sujeito, não o re-socializa, não oferece nenhuma condição de retorno ao convívio social.


■Pelo contrário, convive-se em condições degradantes, assistência jurídica precária, denúncias de violência e maus tratos constantes... é violência gerando violência. Tanto é que o índice de reincidência vai de 50 a 80%, sendo que cada uma é pior que a outra. O sistema prisional é serviço público essencial e o Estado não pode se eximir de sua responsabilidade colocando em jogo a segurança pública. Ribeirão das Neves tem em torno de 4.500 (quatro mil e quinhentos) presos. Já ofereceu e oferece sua contribuição. Não detém infra-estrutura (educacional, de saúde, social, de trabalho, jurídica, ambiental) para mais essa demanda.